terça-feira, 24 de novembro de 2009

APATIA


De acordo com o dicionário Aurélio, apatia significa “estado de insensibilidade, impassibilidade, indiferença; falta de energia; indolência”

Estamos vivendo um tempo de tanta informação e tantos acontecimentos que as coisas horríveis estão se tornando normais. Um tempo em que se defende varias verdades nem uma delas consideradas absolutas. Vivemos em um mundo onde o tempo todo somos levados a viver a emoção do momento. Viver no impulso. Viver o prazer do agora, onde o mais importante é o próprio umbigo e o próprio querer. Tudo que fazemos tem que ser prazeroso e divertido. Como conseqüência, temos uma geração totalmente emotiva, onde a emoção do momento é que vai ditar o que vamos fazer. Porem, o que fazemos agora pode ser totalmente diferente do que vamos estar a fim de fazer amanha. O que acreditamos hoje, talvez não seja o que vamos acreditar amanha. Como conseqüência, temos vivido no meio da apatia. Nada choca. Nada vale apena lutar porque tem um preço a se pagar. Exige de nós muito mais do que criticas e uma emoção forte. Exige compromisso com causas, com pessoas, com a verdade. Exige da gente a falta de conforto e ate mesmo a vida.

Certamente temos reconhecido a apatia. Isto se torna obvio em nossas rodinhas, onde conversamos sobre o assunto. Mas sabe de uma coisa? A nossa conversa sobre o horror da apatia e sobre as conseqüências do mesmo se tornou algo apático também; onde muito falamos, criticamos e ate mesmo damos respostas na ponta da língua para o problema. Porem não agimos. O que não percebemos é que enquanto ficarmos só na conversa e critica também estamos sendo apáticos. A luta contra a apatia não é esperar o momento onde vamos sentir vontade de fazer algo, ou o momento em que vamos sentir uma forte emoção em relação alguma causa de injustiça. A melhor forma de acabarmos com a apatia é muito simples. A resposta esta na escolha. Podemos escolher a necessidade do próximo ao invés do nosso prazer. Podemos escolher agir de forma justa. Podemos escolher valorizar uma pessoa que o mundo desvaloriza. Ou lutar por uma causa que se parece perdida nos olhos da sociedade. Podemos escolher nos mover quando todo mundo escolhe ficar parado. Podemos escolher fazer parte da historia em vez de deixar que a história aconteça sem nossa participação. Podemos escolher ser a resposta. Podemos escolher amar.

Na medida em que escolhemos vamos começar a sentir, a nos animar e empolgar. O mais importante está na escolha. Não espere a resposta vim de outra pessoa. SEJA A RESPOSTA. Tem uma frase de Gandhi que nos da o segredo para combater a apatia: “BE THE CHANGE YOU WANT TO SEE”. “SEJA A MUDANÇA QUE VC QUER VER”. “Vamu” la minha gente! A apatia tem cura sim!!! Escolha fazer a diferença. Escolha SER a mudança!! Escolha perder a vida para ganha-la.

Rachel Stier

Rachel Stier faz parte de JOCUM-Contagem em Minas Gerais.

Nenhum comentário: